
PROJETANDO COZINHAS
A cozinha é um dos locais mais utilizados em uma casa. É lá onde fazemos as refeições e nos reunimos com a família e com os amigos ao redor da mesa para horas de conversas. Por isso, além da funcionalidade, a estética também é muito importante. O ideal é que ela seja um local agradável, ventilado e bonito!
Algumas dicas para um bom projeto de cozinha:
Primeiro devemos pensar na funcionalidade da cozinha, distribuindo pia, fogão e geladeira de uma forma que facilite o fluxo de uso.
No nosso escritório sempre solicitamos ao cliente uma lista com todos os eletrodomésticos para que possamos ter acesso às medidas exatas de cada equipamento.
Segundo, é necessário pensar em um espaço de apoio para limpeza dos utensílios e também de alimentos. Além disso, também é essencial uma área para preparo, que sirva tanto para depositar alimentos que estão à espera de serem guardados, como também para preparo deles.
Tudo isso deverá levar em consideração a área disponível, para que assim possa-se traçar os melhores fluxos, de modo a tornar a dinâmica da cozinha mais interessante, facilitando o processo de manuseio do espaço.
Portanto, é fundamental que se pense na escolha de materiais e revestimentos para essas áreas, que devem receber um tipo de cuidado diferenciado. Como os móveis estão sempre em contato com gordura, devemos pensar em materiais que não sejam porosos, para assim facilitar a limpeza.
Por fim, outro cuidado que devemos ter é utilizarmos materiais resistentes à água. Quando bem cuidado, um móvel planejado pode durar por toda uma vida, então é muito importante saber o que pode e o que não pode ser feito nos cuidados do dia a dia.